A instalação do Kit do Desenvolvedor PHP Lite é um processo simples. Basicamente devemos montar o CD-ROM do KDPHP Lite no diretório /mnt/cdrom e executar o programa instalador instalar. Este programa instalador é baseado em menus de fácil utilização. Como o KDPHP Lite tem como intuito básico funcionar em várias distribuições como a Red Hat 7.2 e Conectiva 7.0 é interessante checarmos a distribuição instalada, se os pacotes RPM básicos necessários ao KDPHP Lite estão instalados e se há algum conflitos de pacotes RPM que serão instalados. Esta tarefa é realizada pelo próprio instalador instalar.
Inicialmente, vamos montar o CD-ROM com a opção exec para assegurar que o CD-ROM seja montado com a possibilidade de executarmos o programa de instalação. É importante também termos certeza que o diretório /mnt/cdrom exista, caso não exista crie-o. Para executarmos o programa de instalação é preciso estar logado como o super-usuário, ou seja, o usuário root .
[root@pixies /root]# mount /mnt/cdrom -o exec
Caso este comando falhe, você deve então tentar montar o CD-ROM especificando o dispositivo:
[root@pixies /root]# mount /dev/cdrom /mnt/cdrom -o exec
Ou
[root@pixies /root]# mount /dev/hda /mnt/cdrom -o exec
Caso ambos falhe, tente substituir o dispositivo /dev/hda por /dev/hdb, /dev/hdc ou /dev/hdd.
É interessante antes de iniciar a instalação que todo este capítulo seja consultado, bem como os arquivos LEIAME, LEIAME.antes.de.instalar, SOFTWARES.KDPHP.LITE, MAPA.CD e DOCUMENTAÇÃO que estão presentes do diretório raiz do CD-ROM.
Uma vez montado o CD-ROM, vamos executar o instalador instalar para checarmos a distribuição. Ao encontrar um pacote RPM que o Kit do Desenvolvedor PHP Lite irá instalar, é extremamente recomendável que você remova este e para que o instalador instale o contido no KDPHP. Isto porque os pacotes contidos no KDPHP foram construídos de forma que sua configuração é automática, ao contrário dos pacotes disponíveis nas distribuições tradicionais. Exemplo, o servidor Web Apache e o PHP 4 foram construídos de forma que ao instalá-los eles automaticamente se interagem e configuram-se, não mais sendo necessária a intervenção manual do usuário.
[root@pixies /root]# cd /mnt/cdrom
[root@pixies /root]# ./instalar
A instalação é baseada em menus auto-explicativos.
Após a instalação, basta agora comandarmos:
[root@pixies /root]# cd /root
[root@pixies /root]# umount /mnt/cdrom
[root@pixies /root]# kdphp start
O programa kdphp controla a execução do servidor Web Apache e do Banco de Dados MySQL, necessários para a utilização da linguagem PHP.
O programa de instalação cria uma conta cujo login é desenv. Esta conta deve ser utilizada para o desenvolvimento dos softwares em PHP, pois já está preparado um ambiente para o desenvolvimento. Para tal, logue-se no sistema Linux como o usuário desenv e execute um dos gerenciadores de janelas pré-configurados pelo KDPHP: KDE, GNOME ou WindowMaker.
Perceba que foi criado no diretório raiz do usuário desenv, /home/desenv, o diretório public_html. É neste diretório que devem ser colocados os softwares em PHP por você desenvolvido, sempre com a extensão .php por exemplo:
Se criarmos um software cujo nome seja cadastro.php, devemos salvá-lo em public_html e acessá-lo através de um browser com a seguinte URL:
http://localhost/~desenv/cadastro.php
Se preferir, consulte o capítulo 5 deste tutorial para obter informações de como utilizar os softwares instalados pelo KDPHP.
Este tutorial está em constante desenvolvimento. Para obter a última versão, favor consultar o portal do Kit do Desenvolvedor PHP
Utilize também este portal para o registro de sua cópia do KDPHP, bem como a utilização do suporte ao mesmo.